Jejum intermitente - o ritmo da alimentação saudável

Uma forma moderna de jejum

Por: Marize Wendland | Data: 26/01/2020 22:33 - Atualizado em 05/02/2020 11:43


    Jejum intermitente - o ritmo da alimentação saudável

 

O jejum em geral ,como termo genérico, é visto  atualmente  como uma tendência  para perda  de peso, tornando-se cada vez mais popular, porém o jejum, segundo minha visão, significa, principalmete, um novo começo, um começo para uma vida saudável, pois  o corpo, através do jejum,  libera toxinas. Termos como desintoxicação ou detox sempre surgem em conexão com o jejum. Em tempos de auto-otimização, no desejo de uma vida saudável,  jejuar com suas diversas variantes se tornou “moda”.

O jejum intermitente se tornou uma tendência nutricional, uma forma moderna de jejum ,  atualmente em “moda”...  É frequentemente referido como dieta, porque é tomado  como objetivo principal  a perda de peso. No entanto, o termo dieta não é totalmente adequado. O jejum intermitente é muito mais uma mudança de dieta - um estilo de vida saudável.

O que significa, então, jejum intermitente?

"Intermitente" significa algo como "suspender" ou "interromper". E  jejuar significa abrir mão de alimentos sólidos. Durante esse período, apenas bebidas como água, chás de ervas, chás de frutas ou sucos de frutas diluídos são consumidas. O jejum intermitente alterna as fases do jejum e da ingestão de alimentos em um determinado ritmo, a ingestão de alimentos é pois limitada a uma certa janela de tempo.  Ao evitar alimentos sólidos por algumas horas, os órgãos digestivos têm a oportunidade  realmente de uma "limpeza". Os alimentos consumidos após esse intervalo podem ser digeridos com muito mais facilidade. Isso significa que os nutrientes podem ser usados ??muito melhor e o sistema imunológico é fortalecido, ruduzindo  os riscos de doenças relacionadas à idade, facilitando também  a perda de peso .

 

 

 O jejum intermitente não é uma dieta, mas um tipo de estilo de vida que se adapta muito bem ao nosso “design” humano!

Jejum intermitente: o ritmo nutricional de nossos ancestrais

É normal para nós, pessoas modernas, ter um suprimento contínuo de alimentos. Afinal, há tudo o que se deseja no supermercado o tempo todo - e isso em abundância. Logo na nossa sociedade abastada de hoje, a comida está disponível 24 horas por dia em quase todos os lugares.

Não se come com tanta frequência como nos dias de hoje!... Para que essa conquista não seja nossa ruína, precisamos fazer intervalos regulares para  comermos, pois  o nosso sistema é projetado para a alternância cíclica entre fome e saciedade.

Sem a capacidade de sobreviver a longos períodos com pouca ou nenhuma comida, nossos ancestrais dificilmente poderiam ter sobrevivido pois, quando viviam como caçadores e coletores, antes que  se instalassem e aprendessem a cultivar e criar gado, nem sempre havia  comida sólida disponível diariamente.

Por esse motivo, a dieta de nossos ancestrais tornou-se novamente o foco de inúmeras pesquisas, com o objetivo de descobrir se há  efeitos benéfico á  saúde de acordo com o  estilo de vida alimentar, reduzindo a  ingestão  de alimentos.

Essa capacidade ainda está profundamente enraizada em nossos genes até hoje. Antes que a fome nos consuma e nos paralise, ela tem um efeito ativador e revigorante no corpo, mente e alma. A energia necessária é então suprida pelas próprias reservas de energia do corpo. Primeiro, o corpo utiliza as reservas de glicogênio do fígado e, posteriormente, a gordura armazenada. Ao mesmo tempo, substâncias mensageiras são formadas para elevar nosso humor e aumentar nosso desempenho físico e mental. O aumento da formação de certas enzimas também garante que nossas células possam se limpar e se regenerar.

Vários estudos concluem que um ritmo alternado  na ingestão de alimentos pode minimizar os fatores de risco cardiovascular, proteger contra doenças degenerativas do sistema nervoso e melhorar a saúde de várias maneiras, pois estimula reações bioquímicas em cadeia.

Existem duas variantes básicas do jejum intermitente, que, por sua vez, permitem  variações

Primeiro, o jejum intermitente pode ser feito durante um dia ou dois por semana -  não se come nada sólido. Durante os outro dias da semana, se come de acordo com o estilo ou opção de cada um.

Segundo,  o jejum intermitente  é realizado diariamente, ou seja, jejum de 16, 18 ou mesmo 20 horas por dia.

Segundo minha experiênia,  o método de jejum  intermitente de 16/8 é o mais eficiente.

 Primeiro, porque pode ser facilmente implementado pela maioria das pessoas e pode ser facilmente integrado à vida cotidiana.

Segundo, porque os intervalos de 16 horas são longos o suficiente para intensificar a autofagia ( um processo de regeneração natural que ocorre em nível celular no corpo), para melhorar a sensibilidade à insulina, para acelerar a queima de gordura e para se beneficiar dos efeitos positivos totais do jejum.

 Além destes benefícios , o bioquímico Christian Dittrich-Opitz explica que o estômago vazio estimula os chamados genes SIRT, que aumentam a produção de sirtuínas, um certo tipo de proteína.

Essas proteínas verificam todas as células do corpo quanto a danos, incluindo o DNA, e as reparam. Segundo esta afirmação, aqueles que incorporam períodos diários de jejum na forma de jejum intermitente podem permanecer jovens e vitais por mais tempo. Este efeito rejuvenescedor e regenerador  já foi demonstrado em ratos.

Jejum intermitente: primeiros passos

Se você quiser se aventurar suavemente em jejum intermitente...  Primeiro passo é limitar-se às refeições principais, desacostumando dos chamados lanches. Se esse comportamento se tornou um hábito, você começa com o jejum de 16/8. Se é dificil passar 16 horas sem alimentação , comece com 14 horas até chegar às 16 horas. 14  horas sem comida, já  mantêm suas células saudáveis,  mais tempo ainda será mais eficaz.

É claro, você não deve comer permanentemente nessas 8 ou 10 horas, mas faça duas ou três refeições e evite comer demais em qualquer caso.

Por exemplo, se você quiser comer por 8 horas e jejuar por 16 horas, uma rotina diária pode ser assim: você pode jejuar durante a noite e a manhõ , sendo a primeira refeição entre 11h00 e 12h00 e estabelecer uma ou duas refeições , segundo a necessidade de cada um,  entre 11h00/12h00  e 19h00/ 20h00. Você  pode estabelecer as refeições de acordo com seu ritmo de trabalho ou afezeres.

Outra sugestão  é tomar como primeira refeição um Smoothie verde entre 11h00 e 12h00 , por volta das 16h00 tomar outro Smoothie ou uma alimentação ligeira e entre 19h00 e 20h00 jantar.

O importante é  manter um ritmo fixo e não alterar as fases das refeições todos os dias! Mesmo se você nao mudar seu hábito alimentar , pode obter um resultado positivo com o jejum intermitente.

Claro que os benefícios do jejum intermitente podem ser aumentados por uma escolha saudável de alimentos. Se você jejuar 14 ou 16 horas por dia, mas apenas comer fast-food e refeições prontas, não poderá esperar os mesmos resultados que alguém que se alimenta de maneira natural e equilibrada. A qualidade dos alimentos e a ingestão de calorias desempenham um papel crucial no sucesso do jejum intermitente e de uma vida saudável.

SE  VOCÊ  QUISER/PRECISAR  (DE) UMA ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL,  NÃO EXITE  EM  CONTACTAR-ME!!!

Clique aqui

 

 

Veja Mais

Comentários



Copyright © 2024- Todos os direitos reservados