MEDO OU ESPERANÇA?

Como fortalecer o sistema imunológico

Por: Marize Wendland | Data: 30/04/2020 18:15


 

                                                 MEDO  OU  ESPERANÇA?

Atualmente  o tema do qual mais  se  fala e se discute  é CORONA VÍRUS... Não há um consenso no meio médico quais medidas devem ser tomadas. Também não há consenso quanto à origem desse vírus...  As opiniões vão mudando de acordo com novos estudos e experiências.

Não pretendendo subestimar o vírus corona, porém é muito importante não se deixar envolver pelo pânico.  Não é útil   negar a realidade , nem é sensato tampouco se  deixar enlouquecer pelo pânico propagado  pela mídia  e  compartilhar   “novidades” do  Corona vírus  nas redes sociais...  Como sempre, é importante encontrar o meio saudável e sensato de encarar a situação.

Nós realmente vivemos em um momento incomum. Somos vulneráveis... Cientistas não conseguem uma medicação que possa ser utilizada no tramento... Médicos emitem opinões diferentes...  Talvez tenhamos acreditado por muito tempo que somos invulneráveis ... Talvez depois dessa “pandemia” o  mundo será diferente... Como será? Depende de nós! Vamos aprender da experiência ... Exatamente, acho que essa "parada" a que somos forçados tem um significado mais profundo, uma" parada " para distinguir quais valores nos apegamos ... Talvez seja um  teste para humanidade, a nós de sabermos como aproveitar o tempo.

Se abordarmos esta crise com amor, compaixão e atenção, em vez de medo, teremos a oportunidade de alargar a consciência global a um novo nível de expressão positiva. Se entrarmos no medo, vamos minar nosso sistema imunológico. Esse sentimento enfraquece  o sistema imunológico por razões neuroendócrinas  pelo desencadeamento da produção de hormônios voltados para a defesa do corpo, ou seja,   colocamos  mais adrenalina e cortisol [hormônio do estresse] em nossa corrente sanguínea e isso diminui a resistência do organismo. Se essas substâncias são liberadas por um curto período, sem problemas. Mas, se mantivermos o medo, manteremos o cortisol elevado, motivando problemas no corpo , enfraquecendo o sistema imunológico. Isso nos deixa mais vulneráveis a pegar vírus e bactérias. Controlar esses hormônios, no entanto, não são  fórmulas de prevenção do coronavírus,  sim , termos consciência que o mais importante é fortalecer nosso sistemo imunológico, e, em momentos de crise, deve ser ainda mais reforçado...

O sistema imunológico existe para manter os patógenos à distância, agindo contra os micróbios das células de defesa. Se mobilizamos nossa energia no medo, o sistema imunológico se enfraquece e o corpo fica mais suscetível a infecções.

Um estilo de vida saudável tem um efeito positivo no sistema imunológico. Uma dieta equilibrada que fornece as vitaminas e minerais importantes constitui a base para um bom desepenho do corpo.  Para isso, procuremos comer frutas, verduras e legumes verdes(de preferência frescos e crus) todos os dias, e menos carne. Também é um momento de pensarmos no consumo de alcool e cigarro, ambos podem  deixar o sistema imunológico intoxicado e piorar a resistência..

 Sono suficiente, exercícios regulares e um manejo consciente do estresse contribuem também de maneira importante para o funcionamento do sistema imunológico.

“Quando a luz da consciência guia nosso  caminho, não nos tornamos  dependentes da ideologia externa, nem tampouco de política para dar sentido  na nossa vida. É importante que nós encontremos uma luz em nós mesmos. A luz de nossa consciência está pronta dentro de nós, ela só precisa ser reconhecida e ativida. Esta é a luz da esperança.”

Estar em paz , em um estado de amor e gratidão  fortalecem o sistema imunológico! Cuidem-se!

                      

Veja Mais

Comentários



Copyright © 2024- Todos os direitos reservados