O Mito Proteína

incentivar o consumo de proteína vegetal

Por: | Data: 04/11/2019 14:29 - Atualizado em 04/11/2019 14:39


 

                                                                           O   MITO   PROTEÍNA

 

Atualme , vivemos em um mundo de “desnutrição excelentemente organizado”( cf.” Der Protein Opttimierer” -  Christian Dittrich-Opitz).Há  uma oferta excessiva de alimentos, porém o corpo do homem moderno sofre e apresenta sérios sintomas de deficiência, gerado também por ingredientes alimentares não naturais. Vivemos assim uma crise em que o excesso é o problema.

Ao mesmo tempo, surgem constantemente novas tendências nutricionais,  como , por exemplo, as numerosas dietas à base de proteína, principalmente, proteína  animal, algumas destas dietas sugerem um alto consumo de gordura.  Para entendermos o papel da proteína no nosso corpo, vamos ver brevemente como ela funciona.

Os três macronutrientes carboidratos, proteínas e gorduras não devem faltar em nossa dieta. Eles necessitam ser “quebrados” em partes menores para que sejam absorvidas pelo organismo. A digestão de carboidratos e gorduras  começam na boca, a digestão de proteinas começa no estômago, depois   no intestino  e transportado pela corrente sanguínea para os locais onde são necessários.

As proteínas são compostas de aminoácidos e a partir deles formam-se músculos, pele, cabelos, cartilagens e tendões. Além disso, as proteínas ajudam a reconstruir tecidos, formar enzimas, hormônios e substituir células.

O corpo humano pode produzir 11 dos 20 aminoácidos necessários para sua subsistência. Os 9 que não produzidos pelo corpo humano são chamados de "essenciais" porque só podem ser obtidos através dos alimentos. Eles são: Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano e Valina. Assim,  a proteína que contenha os 9 aminoácidos essenciais, é considerada uma proteína completa,  seja ela de origem animal ou vegetal. Normalmente ,apenas a proteína de origem animal é considera completa...

Dietas baseadas no alto consumo de proteína animal  são consideradas como  uma alimentação saudável.  Elas geralmente são sugeridas como uma contramedida à dieta padrão rica em carboidratos,  para excesso de peso e falta de energia.

Comer muita proteína animal  pode ser bom por um certo período de tempo. Mas alimentos ricos em proteína animal consumidos por um longo período  podem causar sérios problemas de saúde.Tal dieta pode fornecer suficientes proteínas, mas, se não houver suficiente ácido gástrico ou enzimas no estômago, elas não são “quebradas” em aminoácidos e uma quantidade significativa destas proteínas podem migrar sem ser digeridas para o intestino grosso ,causando uma “podridão intestinal” – putrefação – causada pelo gás de fermentação, provocando inchaço, dor de estômago/barriga e outro sintomas.  Isso explica a relação entre consumo de carne e câncer  de cólon.

Uma opção,  para evitar estes tipos de sintomas, é o consumo de proteína vegetal ou, pelos menos, aumentar o consumo de vegetal na sua dieta. Além de ter uma absorção mais simples, a proteína vegetal vem acompanhada de uma quantidade menor de gordura e é livre de colesterol, protegendo a saúde do coração e dos vasos, ajudando no controle de peso. A proteína vegetal também possui menor quantidade de substâncias mutagênicas e cancerígenas, estando associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de cólon, de mamas, de pâncreas, de próstata e de pele.

 

A maneira mais fácil de consumir com muita facilidade uma grande quantidade de proteína,  vitaminas, minerais e vários nutrientes, são as bebidas verdes: o suco verde ou o smoothie verde. Estudos mostram que vegetais de folhas verdes são ricos em proteínas, além de todos os outros nutrientes.(cf. “Green for Life” – Victoria Boutenko)

 

Beber uma bebida verde por dia é um hábito de saúde que traz benefícios incríveis: você tem mais energia, seu sistema imunológico se torna mais forte e você  se sentirá muito melhor no geral. Este é o ponto de partida perfeito para melhorar sua saúde.

Não se  pressione com esse desafio, pois o estresse é o pior inimigo da sua saúde! Apenas tente fazer um smoothie verde no café da manhã o mais frequnete possível,  já será em excelente começo!

Veja Mais

Comentários



Copyright © 2024- Todos os direitos reservados